Baixe o curso de depilação gratuitamente
Apostila completa de depilação
passo-a-passo


 

DEPILAÇÂO

depilaçãoDepilação é uma questão de boa aparência, higiene e conforto pessoal, procurada por um número cada vez maior de pessoas de todas as classes sociais.

 

 

Na anatomia da pele, o pêlo é um anexo protetor, mas há fatores culturais e sociais (principalmente num país tropical como o nosso) que fazem as mulheres mais bonitas, femininas e aceitas na sociedade sem excesso de pêlos no rosto e em todo corpo, necessitando assim de práticas que eliminem os pêlos considerados supérfluos.

.

A depilação também é cada vez mais procurada por homens, para barba ou corpo, como exige certas profissões ou esportes (atores, modelos, fisiculturistas, ciclistas, nadadores, etc).

 

 

Tipos de depilação mais conhecidos

Lâmina

A forma mais comum de remoção dos pêlos é a que utiliza lâmina de barbear, e seus principais benefícios são a velocidade e a conveniência. A depilação com lâmina não é uma solução permanente, uma vez que não prejudica o novo crescimento do pêlo, mas sim, remove o pêlo da superfície da pele. A lâmina pode causar irritação na pele, pêlos encravados e cortes.

Creme depilatório

Um outro tratamento comum para os pêlos indesejados é o creme depilatório, que oferece privacidade e conveniência. No entanto, ele também consome tempo, pois o creme deve permanecer aplicado até o pêlo estar totalmente dissolvido. Muitas pessoas acham que o creme tem um odor desagradável e que o processo faz muita sujeira. Os cremes podem ser dispendiosos para áreas extensas do corpo, e os ingredientes químicos necessários para dissolver os pêlos indesejáveis causam erupções, reação alérgicas ou foliculite.

Cera

A extração com cera é popular porque oferece uma solução um pouco mais longa, durando de quatro a seis semanas. A cera remove o pêlo do leito folicular, mas como não destrói o próprio folículo, então o pêlo cresce novamente. Para muitos, a depilação com cera é dolorida, especialmente em áreas mais sensíveis do corpo, e pode causar irritação da pele, manchas, pêlos encravados e foliculite.

Cera fria

Certos tipos de “cola” (cola fria), foram desenvolvidas para aderir fortemente à pele. Colocando-se um pedaço de plástico, remove-se os pêlos que trazem junto a sua parte interna, e com sucessivos bater-e-puxar dolorosos, à maneira do esparadrapo, alguns pêlos se quebram dentro do folículo, provocando inflamações.

Cera quente

A base de parafiana, é aplicada quente em tiras sobre a pele, e ao esfriar, essas tiras, com a cera já endurecida, são arrancadas e retiram muitos pêlos de uma vez. Pode provocar vasodilatação (varizes) e flacidez, pode ainda causar queimaduras se for aplicada muito quente.

 

Depilação Artística / Decorativa

depilação artística decorativaA criatividade feminina não tem limites, atualmente é possível pintar, colocar purpurina, colar strass e tatuagens adesivas, depilar em formatos especiais como coração, borboleta, letras...

Fazer caracterização (cara de gatinho fica lindo!) ou apenas descolorir os pêlos pubianos e deixá-los dourados. Icrementar o resto do corpo com banho dourado dão charme a mais.

O curso de depilação artística / decorativa da Depilgel é de apenas um dia, com todas as técnicas acima. É mais um diferencial no seu trabalho.

depilação artística decorativadepilação artística decorativa

 

 

Depilação Definitiva

Ao contrário do que se pensa ela só elimina os pêlos progressivamente. O tratamento é muito demorado, cerca de um ano e meio ou mais, além de ser dolorido e exigir acompanhamento médico. Cada sessão demora em média uma hora e retira pequenas áreas de cada vez. Existem dois tipos de processo:

Por eletrólise

O aparelho de eletrólise possuis uma pequena agulha, que inserida no folículo piloso descarrega uma pequena corrente elétrica contínua (galvânica), medida em microampère. Nesse processo o pêlo é utilizado como condutor para “queimar” a sua parte germinativa (matriz), e atrofiar tanto a raiz, quanto os vasinhos sanguíneos que a nutrem, tornando impossível o crescimento de novos pêlos no local.

Por termocoagulação

Utiliza o aparelho de eletrólise, porém com uma corrente alternada de rádio-freqüência, e através de uma pinça. Da mesma forma é utilizado como condutor dessa corrente o próprio pêlo.

 

E ainda:

Depilação a laser

Todos os sistemas de remoção do pêlo a laser ou luz pulsada operam sob o princípio da fototermólise seletiva, na qual a luz é preferencialmente absorvida pelo pigmento natural, a melanina, presente no películo e folículo piloso, preservando a pele ao redor. A melanina é o cutâneo adjacente, eles absorvem mais luz, fazendo com que a temperatura aumente até o ponto de coagulação. A coagulação danifica os centros germinativos e impede ou retarda o novo crescimento.

Eficácia do tratamento

A eficácia da remoção por laser/luz é determinada pela quantidade de pêlos existentes em seu ciclo de crescimento ativo no momento do tratamento, e da quantidade de melanina presente em cada folículo piloso. As áreas com um grande número de pêlos na fase de crescimento ativo, ou anágena, no momento do tratamento, terão uma resposta melhor do que as áreas onde a maioria dos pêlos está na fase de repouso. Além disso, devido a maior presença de melanina, o tratamento com laser / luz é mais eficaz em pêlo castanho escuro ou preto. Os tons mais escuros de ruivo ou loiro são também tratados de maneira eficaz, pêlos loiros claros ou brancos com mais dificuldade.

 

 

 

 

 


DEPILGEL Tel: (32) 8826-1014/ 9195-9007 E-mail: suely.depilgel@gmail.com